Cientistas Holandeses da Universidade de Tecnologia de Delft se reuniram e conseguiram criar um concreto que se cura sozinho, feito através de uma espécie de bactérias que reage com pH alto e água.
Para muitos, as reformas em casa ou no escritório são um pesadelo. Mas a bagunça, a sujeira, o barulho e o estresse aparentemente acabaram.
O concreto desenvolvido consiste em uma mistura de bio-concreto e bactérias. Ao entrar em contato com a água, as bactérias ficam ativas e se alimentam de lactato de cálcio(substância presente no concreto). O cálcio, oxigênio e dióxido de carbono resultantes da alimentação fecham pequenas rachaduras e furos.
O maior desafio foi encontrar uma bactéria adequada para a mistura pois ela deveria sobreviver em um ambiente com pH alto (concreto) e que pudesse passar muito tempo adormecida.
A resposta foi encontrada na Rússia, em lagos que também tem pH alto.
A resposta foi encontrada na Rússia, em lagos que também tem pH alto.
O interessante é que a água, que normalmente estraga o concreto por trazer substâncias químicas a esse item, ajuda no seu reparo.
Para saber mais sobre esse experimento
assista o vídeo abaixo:
assista o vídeo abaixo:
DUVIDAS??? Comente aqui embaixo!!!
OU
2 comentários
Seria legal fazer telhados de concreto com tetos plantáveis. Seria sustentável e ajudaria no controle de temperatura. Resta saber se a água não danificaria o concreto a longo prazo.
É uma boa ideia! Mas precisa de muito cuidado e análise no local se for executada.
EmoticonEmoticon